DNA
O ácido desoxirribonucleico é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos. Este é contitutuido por duas cadeias polinucleotídicas enroladas em hélice, estas duas cadeias são antiparalelas.
As bases azotadas completares que fazem parte destas cadeias são: Adenina /Timina e Guanina /Citosina e são hidrofóbicas, os outros dois constituintes são uma grupo fosfato e uma pentose e são hidrofilicos. Com isto podemos concluir que a molécula de DNA é anfipática.
Podemos ainda dizer que que a timina e a citosina têm bases de anel simples, e a adenina e a guanina têm bases de anel duplo.
Esta molécula tem um diâmetro constante pois as bases azotadas apenas se podem ligar de uma forma: uma base puríca apenas se pode ligar a uma base pimídica.
Modelo de dupla hélice:
O modelo de dupla hélice afirma que o DNA é constituído por duas cadeias complementares enroladas em hélice. Desta forma conhecendo a sequência de nucleótidos de uma cadeia é possível conhecer a sequência da outra. Assim, a partir de uma molécula e de cada uma das suas cadeias formam-se duas outras por complementariedade de bases.
- Replicação do DNA:
- Replicação semiconservativa:
É replicação semiconservativa pois surgem duas novas moléculas de DNA iguais à molécula mãe, sendo constituídas por uma cadeia polinucleotídica proveniente da cadeia mãe e por uma cadeia polinucleotídica formada de novo.
Margarida Teixeira