Colonagem
Para abordarmos o tema colonagem, na aula de biologia, a professora optou pelo visionamento de um filme: "THE ISLAND". Após o visionamento do filme realizamos a tarefa de resumir o filme com os seguintes conteúdos obrigatórios:
- O assunto do filme;
- As cenas que mais nos impressionaram;
- A frase que mais nos marcou;
- As cenas que se relacionam com a realidade e as que se relacionam com a ficção;
- A forma como o argumentista abordou a temática;
- O porquê do nome do filme - "The Island".
Ao seguir estas condições o resultado do meu trabalho foi o seguinte:
"The Island"
"The Island"é um filme que fala sobre a colonagem de celulas humanas para a obtenção de órgãos funcionais.
Pessoas poderosas dão células para que sejam criados clones geneticamente iguais a eles. Os clones são como um seguro de vida, se precisarem de um pulmão, um rim, um coração ou outro órgão é só retirar ao órgão necessário ao seu clone, o que as pessoas não sabem é que os clones têm vida, não são só "como vegetais", como diz o dono da empresa.
As cenas que mais me impressionaram foram todas as cenas que evidenciavam a coragem dos tecnicos matarem as pessoas como se matassem animais, como se os clones não fossem pessoas como eles.
Segundo o dono da empresa os clones não tinham sentimentos, mas a relação entre Lincoln e a Jordan provam o contrário. Uma das frases que mais me marcou foi quando a Jordan disse ao Lincoln que a ilha existia mesmo, que eles ream a ilha.
As cenas que se relacionam com a realidade são, por exemplo aquela cena em que o dador de células tenciona entregar o seu clone porque "as pessoas farão tudo para viver", mas também que a colonagem é possível.
As cenas que se relacionam com a ficção são que não é possível colonar pessoas e elas "nascerem" já na idade adulta, mas também os meios de transporte da cidade desde comboios levitacionais a motas voadoras.
O argumentista abordou a temática de forma a colocar todas as questões éticas sobre a colonagem, questões do género: será legitimo criar clones apenas para lhes retirarmos os órgãos que necessitamos? Até que ponto o ser humano é capaz de ser cruel para atingir os seus fins?
O nome " The Island" foi dado ao filme porque era a razão pela qual os clones acreditavam que existiam, era o propósito de vida dos clones, o seu sonho.
Trabalho elaborado por: Cleide Moreira
Sem comentários:
Enviar um comentário