sábado, 9 de março de 2013

Reinos de Vida


Reinos de Vida


Desde Aristóteles até meados do século XIX os biólogos dividiram os seres vivos em dois reinos: o Plantae e o Animalia.

     Assim, o reino Plantae abrange todos os seres vivos fotossintéticos, sem locomoção e sem ingestão, como fungos e bactérias. E o reino Animalia abrange todos os seres vivos não fotossintéticos que apresentam locomoção e obtêm os alimentos por ingestão, como é o caso de seres unicelulares e seres multicelulares.

Mas surgiram alguns problemas, como por exemplo, onde incluir um organismo como a euglena que é um ser fotossintético e movimenta-se e ainda o bolor do pão que não apresenta locomoção nem realiza a fotossíntese.

     Surgiu então um terceiro reino, o reino protista, que foi proposto por Hernest Haeckel. Neste reino incluíram-se os seres que nem eram incluídos no reino dos animais nem no das plantas.

     Com a descoberta do microscópio, foi possível visualizar as bactérias criando assim o reino Monera onde se incluíam todas as bactérias e seres unicelulares. Este reino foi introduzido por Herbert Copeland.

     Por fim, Whittaker propôs um sistema de classificação em cincos reinos, no qual os fungos passam a constituir um reino independente. Assim, passaram a existir o reino Monera, o Protista, o Fungi, o Plantae e o Animalia. Este sistema de classificação dos seres vivos é coerente com o registo fóssil e com os dados moleculares mais recentes.

     Whittaker baseou-se em três critérios:

Ä  Níveis de organização celular: estrutura celular procariótica e estrutura celular eucariótica.

Ä  Tipos de Nutrição: seres autotróficos, quimioautotróficos e heteroautotróficos. Obtenção do alimento por ingestão e absorção ou por fotossíntese.

Ä  Interações nos ecossistemas: podem ser produtores, macroconsumidores e microconsumidores.

Classificação de Whittaker
Os sistemas de classificação mais recentes agrupam os seres vivos em seis reinos e três domínios. Carl Woese, baseou-se nos critérios moleculares, essencialmente sequências nucleotídicas de RNA ribossómico e propôs que há fundamentalmente dois grupos distintos nos procariontes: as Arquebactérias e as Eubacterias.

     Os domínios são Bacteria, Archaea e Eukarya. Ao domínio Bacteria corresponde o reino Eubactéria, ao domínio Archaea corresponde o reino Archaebacteria e ao domínio Eukarya correspondem os reinos Protista, Fungi, Plantae e Animalia

*      Podes consultar ainda alguns destes artigos científicos, apresentamos-te aqui os links:

 




 

Bibliografia:

Silva, Amparo Dias da; Santos, Maria Ermelinda; Gramaxo, Fernanda; Mesquita, Almira Fernandes; Baldaia, Ludovina; Félix, José Mário (2012). Terra, Universo de Vida (1º edição). Porto Editora


Micaela Ferreira